Cada vez mais as empresas vêm enfrentando dificuldades com a retenção de funcionários, o chamado turnover. Enquanto alguns olham para isso de forma alarmista, outros já veem como uma reação tardia.
Mas independente da visão sobre o caso, fato é fato. Estudos realizados pelo Dieese e Robert Half, o Brasil é hoje um país campeão de turnover no ambiente de trabalho, apontando um índice médio de 3,79% de rotatividade de funcionários no mercado nacional e em alguns setores esse número pode chegar a 6%.
Levando em conta esse cenário a terceirização de serviços surge como uma chance de retomada à estabilidade contratual e a gente vai explicar o porquê nesse artigo.
Primeiramente: o que é o turnover?
Essa é uma expressão em inglês que representa a taxa de saída de colaboradores de uma empresa.
Nem sempre é possível evitar a saída de funcionários, no entanto, manter um alto índice de rotatividade pode causar sérios danos à capacidade das empresas em gerar e manter os resultados positivos.
Quais prejuízos o turnover de funcionários traz para as empresas?
O alto turnover de funcionários pode trazer uma série de prejuízos para as empresas, O processo de contratação e treinamento de novos funcionários é caro e demorado, o que resulta em gastos significativos. O turnover também pode provocar instabilidade na equipe, afetando a sua produtividade e eficiência.
Novos funcionários precisam de tempo para se adaptarem e alcançarem a mesma capacidade dos antigos, o que resulta em uma queda temporária na qualidade do trabalho. Outro ponto negativo de uma taxa elevada de turnover é que pode ser um indicativo de problemas na empresa, o que dificulta a missão de atrair novos talentos. Funcionários que saem frequentemente afetam a moral e a motivação dos funcionários que ficam, o que leva a uma cultura organizacional negativa.
Resumindo:
Custos elevados
Instabilidade da equipe
Perda da cultura organizacional
Dificuldade em atrair talentos
Queda na qualidade do trabalho
Tendo isso em mente, fica claro se dar conta da importância do monitoramento e do turnover de funcionários, para garantir a estabilidade e a eficiência da equipe, bem como a continuidade do negócio.
Mas a pergunta que fica é: Como diminuir o turnover com a ajuda da terceirização de serviços?
A terceirização pode ser uma boa maneira de reduzir o turnover nas empresas, mas primeiro é preciso entender qual o tipo de turnover acontece na sua empresa, porque nem todo turnover é negativo. A entrada de novas pessoas na equipe ajuda a renovar os times e traz novas competências.
O turnover involuntário, acontece quando a empresa opta por desligar o funcionário.
Nesses casos, a decisão é exclusiva da empresa e pode estar atrelada ao desempenho do colaborador, planos, metas, acuracidade dos processos de recrutamento e ao desempenho da própria organização.
Já o turnover voluntário, é quando o próprio funcionário pede seu desligamento e ela pode se configurar em dois tipos para saber quantos e quais funcionários valiosos e difíceis de substituir estão sendo perdidos pela empresa.
Disfuncional: saída de funcionários com habilidades difíceis de substituir ou grupos minoritários que podem minar a diversidade na organização.
Funcional: Saída do funcionário com baixo desempenho ou com talentos fáceis de se encontrar no mercado de trabalho, para uma eventual substituição.
Como reduzir o turnover involuntário com a terceirização
Grande parte das vezes, o turnover involuntário é causado por falta de qualificação, corte de gastos, incompatibilidade com a cultura da empresa, ou problemas comportamentais.
Nesses casos a terceirização cai como uma luva. Afinal de contas, uma empresa terceirizada conta apenas com profissionais experientes e bem treinados. Além disso, as terceirizadas possuem custos mais acessíveis e são exigentes durante o processo de contratação da mão de obra.
Como reduzir o turnover voluntário com a terceirização
No caso do turnover voluntário, a terceirização de algumas áreas como facilities e logística permite que os colaboradores foquem em suas áreas de atuação, ajudando a criar um ambiente mais confortável e salubre, ao mesmo tempo em que contribui para um aumento na qualidade de seus produtos ou serviços.
Algumas dicas para reduzir a rotatividade de funcionários através da terceirização incluem:
Escolha uma empresa terceirizada confiável
Certifique-se de escolher uma empresa terceirizada que tenha uma boa reputação e que ofereça um salário justo e benefícios aos funcionários.
Tenha expectativas claras
Certifique-se de que as expectativas da empresa e as responsabilidades dos funcionários terceirizados estejam claramente definidas e compreendidas por ambas as partes.
Comunique-se regularmente
Mantenha uma comunicação clara e regular com os funcionários terceirizados.
Quer saber mais sobre como reduzir o turnover da sua empresa, entre contato com a gente, nós temos a solução perfeita para a sua estratégia de facilities.
Hineni,
Estamos sempre aqui.
Comments